A PORTOGRAFIA - Associação Fotográfica do Porto é uma associação de direito privado, fundada em 30 de Junho de 2009, tendo como objectivo promover a divulgação da fotografia, organizar encontros de associados, exposições, concursos e colaborar em iniciativas da comunidade em que se insere e regula-se por ESTATUTOS que foram outorgados em notário e publicados em Diário da República em 30 de Junho de 2009.

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

"NARRATIVA"


A Narrativa está cada vez mais empenhada na sua missão de valorização da fotografia no panorama cultural nacional e é agora uma associação sem fins lucrativos desde 17 de Janeiro de 2023. 

Criada em Abril de 2022, a Narrativa expôs, em dez meses, os trabalhos autorais e documentais de dez fotógrafos nacionais e internacionais, contabilizando um total de 4100 visitantes nas quatro exposições que teve patente. Paralelamente, a Narrativa promoveu a realização de sete oficinas formativas gratuitas, que abordaram várias dimensões da fotografia, sempre com lotação esgotada.

A biblioteca da Narrativa – que conta com mais de 200 livros de autores nacionais e internacionais, seminais e emergentes –  é regularmente actualizada através da aquisição de novas obras e doações, sendo a sua consulta gratuita. Em dez meses, o acervo de referências fotográficas fez da Narrativa um ponto de encontro para estudantes, artistas e fotógrafos ora emergentes e reconhecidos, nacionais e internacionais, cumprindo o seu papel enquanto dinamizador cultural no seio da comunidade artística de Lisboa. 

Um dos objectivos a que a Narrativa se propõe em 2023 é o de dar início a um projecto de desenvolvimento e de edição de livros autorais e documentais, que visa valorizar o livro enquanto ferramenta de desenvolvimento social e cultural, promovendo a sua análise crítica e estética.

A galeria da Narrativa continuará aberta a todas as áreas de intervenção fotográfica, reiterando o seu eclecticismo como um espaço expositivo para autores emergentes e reconhecidos. A exibição de Habibi, trabalho do fotógrafo italiano Antonio Faccilongo, vencedor de um World Press Photo, demonstra o empenho da Narrativa em ser um espaço que dá destaque a trabalhos reconhecidos internacionalmente. Apesar da vontade de dar a conhecer trabalhos de referência internacionais, uma das principais missões da Narrativa continuará a ser a divulgação de novos nomes da fotografia portuguesa.

A galeria serve ainda outros propósitos culturais, como a apresentação de livros de fotografia, sendo palco de debates relevantes com intervenientes de diferentes áreas da cultura e promovendo conferências com figuras de destaque.

O estabelecimento de parcerias, a obtenção de apoios financeiros e a dinamização da oferta cultural passam, assim, a ser os principais objectivos da Narrativa a curto prazo. Actualmente, a Narrativa está empenhada em conseguir aproximar-se da comunidade estudantil, promovendo acções formativas em escolas de Lisboa. Ao longo do ano, a Narrativa irá ainda estender a sua área de actuação, desenvolvendo projectos fotográficos colaborativos em parceria com diferentes comunidades do país.

Só desta forma será possível cumprir o objectivo de tornar a fotografia acessível a todos e de a usar como ferramenta para a aproximação a comunidades desfavorecidas, promovendo a diversidade cultural em territórios periféricos do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário