A PORTOGRAFIA - Associação Fotográfica do Porto é uma associação de direito privado, fundada em 30 de Junho de 2009, tendo como objectivo promover a divulgação da fotografia, organizar encontros de associados, exposições, concursos e colaborar em iniciativas da comunidade em que se insere e regula-se por ESTATUTOS que foram outorgados em notário e publicados em Diário da República em 30 de Junho de 2009.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

VI COLECTIVA 30X30 - 2026

 Ainda não temos data marcada, mas é bom começarem já a pensar e trabalhar para que a "VI COLECTIVA 30X30" seja mais uma grande festa da Portografia.

Com organização da “portografia – Associação Fotográfica do Porto” acontecerá a sexta exposição bienal 30X30.
Paralelamente, serão apresentados e postos à venda, os cadernos de fotografia formato quadrado 21X21cm de produção dos participantes, bem como as publicações que em outras dimensões obedeçam ao conceito de fotografia em formato quadrado.
O “quase quadrado”, é o formato da fotografia “Polaroid Instax” e este ano vamos incluí-las nesta colectiva, desde que a montagem do original esteja emoldurada em superfície 30X30cm. A montagem nesta dimensão permite que estejam dispostos quatro polaróides que devem formar uma série. Assim, o participante que utilize este processo fotográfico, pode apresentar 16 fotografias no conjunto dos quatro módulos a expor.
Instax Square, é outro dos processos de impressão fotográfica que à semelhança do descrito para a Polaroid, tem espaço aberto nesta colectiva.
E ainda sobre estes processos que se caracterizam também pela sua moldura branca com maior dimensão na parte inferior, há que fazer referência ao tratamento mimético do programa digital “Poladroid”, que vamos igualmente aceitar em impressão fotográfica até à dimensão máxima de 30cm da margem maior da moldura.
A fotografia estenopeica vulgo “pinhole” e os processos analógicos são bem-vindos.
Para aqueles que pretendam apresentar fotografias antigas da sua colecção (fotos de família), a organização recebê-los-á de braços abertos.
Há 100 anos, o lançamento comercial da Leica I em 1925 na Feira de Leipzig introduziu a fotografia 35mm ao público, e esta começou a fazer parte do equipamento dos fotojornalistas. Os estúdios de fotografia mantiveram as suas câmaras de grande e médio formato, e o amador comum manteve as suas câmaras de fole ou as reflex de uma ou duas objectivas que usavam filme 220 ou 120, e os fotogramas eram normalmente 6x6 ou 6x9.
Vamos aceitar neste contexto, a apresentação de fotografias obtidas até ao final do século XX em montagem 30X30, mesmo que a mancha fotográfica original não corresponda ao formato quadrado.
Cada autor, participará com quatro fotografias emolduradas, e será editado um catálogo da exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário